Leitura Savoring? Eu recomendo! Ela é um sistema de leitura que prevê paradas estratégicas para a compreensão de texto. Em resumo seria assim: eu começo a ler um capítulo de um livro, leio um trecho, passo para a próxima página e termino em um ponto.

Eu vou fazer a leitura desse texto paro… penso… reflito a respeito… verifico se eu concordo ou discordo. Se sou obrigado a concordar com essa linha.

De repente você está fazendo um trabalho pra faculdade. Faço questões a respeito disso… o que eu li… quem é o sujeito quando acontece… onde… como… conclusão… porque… qual. Enfim, faço perguntas para interpretar melhor esse texto e verifico se estou satisfeito com isso.

leitura em savoring

Leitura em Savoring

Se eu estou satisfeito eu verifico o que? Existe algo que eu devo marcar aqui nesse trecho? Porque existe uma premissa da marcação de texto que aquela (usar a caneta marca-texto) que a seguinte: se esse trecho é importante o suficiente para ser marcado então, ele precisa ser memorizado.

E como é que eu faço para garantir a memorização mínima deste conteúdo? Eu explico para eu mesmo como se estivesse falando com uma outra pessoa.

Dessa forma eu estou garantindo o que?  Aquela conexão inicial nos seus neurônios. Estou estimulando a minha rede neural e depois numa leitura posterior desse livro eu volto e releio esses trechos que eu marquei para estimular a manutenção de memórias de longa duração, memórias de longo prazo.

Não é diferente daquilo que você deveria estar acostumado a fazer como estudante.

Todo estudante deveria ter esse cuidado… deveria ter esse rigor de ler… parar… pensar… refletir… analisar… compreender. Próximo trecho… lê… pára… pensa reflete e questiona… concorda ou discorda. Assim você termina de ler aquele capítulo e quando você olha pra tua memória você tem o conteúdo aí dentro.

Esse é o cenário ideal!

O que a maioria dos alunos eles gostam de fazer? Eles simplesmente vão ler muitas vezes mal… devagar com a cabeça cheia de pensamentos desconexos e acaba querendo que o cérebro faça milagre. O cérebro… esse computador de carne que você carrega aí dentro foi projetado para ser utilizado da forma correta.

Se não o que é que você tem? Você vai ter uma Ferrari aqui dentro mas dirigindo ela como se fosse um Chevette tá certo?

Então, esse padrão de leitura é um padrão de leitura que ficou famoso por conta do professor que desenvolveu porém, nada
mais é do que a metodologia científica sendo aplicada de uma maneira ou numa linguagem bem mais popular ok?

Dicas e Macetes De Português!

Baixe o E-book Contendo Dicas de Português!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!